Infraestrutura

 Centro de Alimentos Enriquecidos com Spirulina (CEAS)

Professores

Jorge Alberto Vieira Costa

O CEAS tem como objetivo principal a elaboração de alimentos e fármacos adicionados da microalga Spirulina na sua formulação. No CEAS são desenvolvidos projetos de Pesquisa e Extensão estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos e dos Cursos de Graduação em Engenharia de Alimentos e Engenharia Bioquímica. O CEAS possui área de 150 m2, sendo os principais equipamentos instalados misturadores em Y, moinhos, misturadores, batedores e preparadores de massas, embaladoras à vácuo, balanças de várias capacidades, entre outros. 

 

Laboratório de Análise Sensorial e Controle de Qualidade

Professores

Janaína Fernandes de Medeiros Burkert

Técnica

Lutiane das Neves Afonso

Telefone

32336542

O Laboratório de Análise Sensorial e Controle de Qualidade ocupa área de 110 m2, possuindo infraestrutura necessária para testes sensoriais, visando o desenvolvimento de diferentes formulações alimentícias de interesse comercial. Ainda são desenvolvidos neste laboratório estudos para obtenção de biocorantes e bioaromas, oriundos de cultivos microbianos submersos e sínteses enzimáticas, respectivamente. Atualmente, vem sendo realizado o aproveitamento de diferentes coprodutos agroindustriais para produção de carotenoides, bem como sua encapsulação, a síntese de diferentes aromas frutais utilizando lipases comerciais e a obtenção de bebidas lácteas funcionais.

 

Laboratório de Biotecnologia - BIOTEC

Professores

Lucielen Oliveira dos Santos

Técnica

Luisa Sala

Telefone

32336544

Os trabalhos atualmente desenvolvidos no laboratório concentram-se na aplicação de campos magnéticos em bioprocessos utilizando-se principalmente leveduras e microalgas; digestão anaeróbia para produção de biogás, principalmente utilizando resíduos de alimentos e desenvolvimento de reatores bioquímicos de baixo custo para aplicação em pesquisa, ensino e extensão.

 

Laboratório de Compostos Orgânicos e Metais - LACOM

Professores

Ednei Gilberto Primel

Técnico

Sergiane Caldas Barbosa

Telefone

32336926

Site

www.lacom.furg.br

Instagram

https://www.instagram.com/lacom_furg/?hl=pt-br

O LACOM atua no desenvolvimento, na otimização e na validação de métodos analíticos empregando técnicas de LC-MS/MS, GC-MS, GC-FID, GC-ECD, HPLC-DAD, Cromatografia Iônica, SPE, DLLME, MSPD e QuEChERS. Realiza a determinação de compostos químicos (entre eles agrotóxicos, PPCPs e metais) em amostras ambientais, em alimentos, em insumos químicos, biodiesel, produtos de síntese e em amostras fisiológicas.

 

Laboratório de Engenharia Bioquímica - LEB

Professores

Jorge Alberto Vieira Costa

Técnico

Roque Zilio

Telefone

32336908

Site

www.leb.furg.br

O Laboratório de Engenharia Bioquímica (LEB) foi criado no ano de 1996 e desde essa data vem desenvolvendo pesquisas sobre as propriedades e condições de cultivo de microalgas, bem como a aplicação da biomassa da microalga Spirulina na formulação de produtos alimentícios e na obtenção de bioprodutos.

 

Laboratório de Engenharia de Bioprocessos -ENGBIO

Professores

Carlos André Veiga Burkert

Janaína Fernandes de Medeiros Burkert

Técnico

Bruno Loureiro Ladeira

Telefone

32336660

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos (ENGBIO) ocupa área de 130 m2, dispondo da infraestrutura necessária para o cultivo de micro-organismos visando à obtenção de bioprodutos de interesse comercial. Atualmente no ENGBIO são desenvolvidos estudos envolvendo o cultivo de bactérias e leveduras utilizando coprodutos agroindustriais, como glicerol bruto, permeado de soro e melaço de soja, para a obtenção de exopolissacarídeos, lipídeos, ácidos orgânicos e pigmentos, bem como os processos de extração destes compostos e sua caracterização. Também são desenvolvidos trabalhos com a imobilização de β-galactosidase e seu uso na síntese de galacto-oligossacarídeos

 

Laboratório de Micotoxinas e Ciência de Alimentos - LAMCA

Professores

Eliana Badiale Furlong

Jaqueline Garda Buffon

Técnica

Maristela Barnes Rodrigues Cerqueira

Telefone

32336796

Facebook

https://https://lamca.furg.br/

As atividades de pesquisa no laboratório, tendo como foco o estudo de estratégias para o manejo do impacto do risco de micotoxinas na cadeia produtiva de alimentos, iniciaram em 1994 e se mantém até o presente. Os temas de pesquisa são organizados em três níveis: desenvolvimento de métodos analíticos confiáveis para verificar a presença de micotoxinas e outros contaminantes em matrizes alimentares; identificar as variáveis bióticas e abióticas que favorecem a ocorrência dos contaminantes e por fim definir protocolos para mitigar o efeito deles na saúde humana e animal. As atividades teórico-experimentais para estudo dos temas vêm sendo utilizadas para capacitar profissionais e gerar conhecimento sobre aspectos importantes para a produção de alimentos seguros.

 

Laboratório de Microbiologia e Bioquímica - MIBI

Professores

Michele Greque de Morais

Técnico

Adriano Seizi Arruda Henrard

Telefone

32336977

Facebook

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010281677211

O Laboratório de Microbiologia e Bioquímica (MIBI) foi criado em 2014 e pertence a Escola de Química e Alimentos da FURG. A equipe do MIBI é formada por 22 integrantes, incluindo professores, técnico, pós-doutorandos, estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Os projetos desenvolvidos no MIBI abrangem ensino, pesquisa, extensão e inovação nas áreas de Engenharia de Nanofibras aplicados na área de alimentos. As linhas de pesquisa abordam os seguintes temas: produção de nanofibras a partir de biopolímeros extraídos de biomassa microalgal; nanofibras antimicrobianas e antioxidantes para desenvolvimento de embalagens ativas; nanofibras indicadoras de tempo, temperatura e pH para aplicação em embalagens inteligentes; nanofibras para produção de sensores para adsorção de gases em embalagens. Os projetos aprovados pela equipe contam com parcerias de instituições nacionais e internacionais.

 

Laboratório de Microbiologia e Biosseparações

Professores

Susana Juliano Kalil

Técnica

Ana Virginia Ladeiro Sanzo

Telefone

32336561

O Laboratório de Microbiologia e Biosseparações possui uma estrutura para obtenção e purificação de bioprodutos. Atualmente são desenvolvidos estudos de produção de compostos, como enzimas, por cultivo submerso utilizando-se principalmente leveduras, bem como dos processos de recuperação e purificação de bioprodutos utilizando técnicas que permitam ampliação de escala.

 

Laboratório de Operações Unitárias

Professores

Luiz Antonio de Almeida Pinto

Telefone

32336769

O ensino experimental realizado no Laboratório de Operações Unitárias (LOU) visa possibilitar aos alunos: compreender os princípios de funcionamento dos equipamentos, identificando os parâmetros fundamentais que governam cada operação; elaborar ou testar modelos matemáticos pelo manuseio dos dados obtidos nos experimentos realizados; projetar e especificar equipamentos por meio de cálculos, utilizando as equações de dimensionamento.

 

Laboratório de Secagem

Professores

Luiz Antonio de Almeida Pinto

Telefone

32336681

As pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Secagem visam analisar a cinética da operação e a funcionalidade dos equipamentos utilizados na secagem de produtos, rejeitos e resíduos do processamento de alimentos. Estes estudos são realizados através das curvas experimentais de secagem, condições operacionais, modelagem do fenômeno e avaliações físico-químicas, morfológicas, estruturais e termogravimétricas.

 

Laboratório de Tecnologia de Alimentos - LTA

Professores

Carlos Prentice Hernandez

Myriam de Las Mercedes Salas Mellado

Vilásia Guimarães Martins

Técnica

Aline Massia Pereira

Telefone

32336974

Facebook

https://www.facebook.com/groups/446359052050289/

No Laboratório de Tecnologia de Alimentos desenvolvem-se pesquisas relacionadas a trabalhos de Mestrado e de Doutorado do programa, com ênfase em peptídeos bioativos de proteínas de origem vegetal e animal, assim como trabalhos de encapsulamento de materiais com princípios ativos benéficos a saúde e inclusão em filmes poliméricos.

 

Laboratório de Tecnologia Industrial - LTI

Professores

Luiz Antonio de Almeida Pinto

Telefone

32336681

No Laboratório de Tecnologia Industrial, as pesquisas realizadas buscam implementar o uso de resíduos de pescado e outros recursos hidrobiológicos e agroindustriais, para agregação de valor as matérias-primas e aos resíduos do setor produtivo.

 

Planta de Processamento de Alimentos

Professores

Carlos Prentice Hernandez

Vilásia Guimarães Martins

A Planta Piloto de Processamento de Alimentos tem potencial para desenvolver processos e produtos à base de pescado e outras matérias primas agropecuárias utilizando o conceito do escalamento de processo. Ela possui diferentes equipamentos de médio porte para auxiliar processos com pescado e recursos hidrobiológicos. Também tem capacidade para oferecer cursos de ensino e extensão aos estudantes e à comunidade em geral.