Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos

 

         O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPG-ECA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciou suas atividades como “Stricto Sensu” em 1996 a partir de uma experiência consolidada de formação de profissionais graduados em Engenharia de Alimentos. O PPG-ECA foi o segundo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos implantado no Brasil.

         O Mestrado em Engenharia de Alimentos iniciou as atividades com oferta regular de disciplinas a partir do primeiro semestre acadêmico de 1996. A redenominação do Programa para Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos ocorreu em 2001 e foi efetivada em abril de 2002, conforme recomendação dos consultores indicados pela CAPES. Com a experiência em evolução e a contribuição de novos docentes capacitados, em março de 2004 foi aprovado pela CAPES a ampliação do Programa para nível de Doutorado. Atualmente o Programa é classificado como Conceito 7 junto a CAPES.

 

Missão

         Capacitar profissionais para atuação na área de alimentos, contribuindo com as demandas da sociedade e utilizando, prioritariamente, o potencial dos recursos disponíveis no ecossistema costeiro regional. 

 

Visão

         Consolidar os níveis de excelência até 2024.

 

Objetivos

Objetivo Geral: 

        Promover e oportunizar o aperfeiçoamento contínuo de profissionais que atuam nos diferentes segmentos da cadeia produtiva de alimentos, possibilitando atividades que complementem suas formações e consolidem os fundamentos da área, para torná-los aptos a solucionar problemas, aplicar conhecimentos, inovar, criar em sua área de atuação profissional.

 

Objetivos Específicos:

- Propiciar condições didático-pedagógicas que oportunizem o aprofundamento e atualização dos conhecimentos teórico-práticos dos discentes;

- Desenvolver trabalhos de pesquisa envolvendo docentes e discentes, que atendam a demanda da área em nível nacional e internacional, buscando contribuir para a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável;

- Interagir com outros grupos de pesquisadores, nacionais e internacionais, de modo a adquirir e socializar conhecimentos pertinentes à área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos e correlatas;

- Propiciar a interação entre a Universidade e outros segmentos da cadeia produtiva de alimentos, formalizando parcerias para desenvolver soluções inovadoras para melhor aproveitamento dos recursos agropecuários e hidrobiológicos do país.

 

Áreas de Concentração

  1) Engenharia de Alimentos

  2) Ciência de Alimentos

 

Linhas de Pesquisa

 1) Bioprocessos em Alimentos (Área de Concentração Engenharia de Alimentos)

 2) Engenharia de Processos (Área de Concentração Engenharia de Alimentos)

 3) Caracterização e Valoração de Recursos do Ecossistema Costeiro (Área de Concentração Ciência de Alimentos)

 

 

Laboratórios

Centro de Alimentos Enriquecidos com Spirulina (CEAS).

Professores

Jorge Alberto Vieira Costa

Técnico

 

Telefone

 

O CEAS tem como objetivo principal a elaboração de alimentos e fármacos adicionados da microalga Spirulina na sua formulação. No CEAS são desenvolvidos projetos de Pesquisa e Extensão estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos e dos Cursos de Graduação em Engenharia de Alimentos e Engenharia Bioquímica. O CEAS possui área de 150 m2, sendo os principais equipamentos instalados misturadores em Y, moinhos, misturadores, batedores e preparadores de massas, embaladoras à vácuo, balanças de várias capacidades, entre outros. 

Biblioteca

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nunc consectetur congue tincidunt. Curabitur dignissim finibus quam, consectetur condimentum eros posuere at. Aliquam elit nisi, varius ac diam cursus, tincidunt volutpat leo. Etiam vestibulum turpis eu turpis pretium pharetra. Vestibulum commodo felis nisi, viverra cursus dolor eleifend eu. Praesent magna quam, posuere et turpis ultrices, molestie dapibus felis. Mauris vel lacus hendrerit, luctus erat quis, blandit quam. Praesent non tortor iaculis, ornare orci nec, semper justo. Ut dapibus enim ac tortor posuere, quis dignissim erat suscipit. Sed quis aliquet nunc, eget iaculis erat. Maecenas ultricies lacus orci, egestas porttitor lacus ullamcorper at. Pellentesque sed lorem magna. Aliquam rutrum, arcu et auctor blandit, ante massa ultricies metus, a volutpat libero tellus ac nunc. Etiam quis pretium eros.