Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos

 

         O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPG-ECA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciou suas atividades como “Stricto Sensu” em 1996 a partir de uma experiência consolidada de formação de profissionais graduados em Engenharia de Alimentos. O PPG-ECA foi o segundo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos implantado no Brasil.

         O Mestrado em Engenharia de Alimentos iniciou as atividades com oferta regular de disciplinas a partir do primeiro semestre acadêmico de 1996. A redenominação do Programa para Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos ocorreu em 2001 e foi efetivada em abril de 2002, conforme recomendação dos consultores indicados pela CAPES. Com a experiência em evolução e a contribuição de novos docentes capacitados, em março de 2004 foi aprovado pela CAPES a ampliação do Programa para nível de Doutorado. Atualmente o Programa é classificado como Conceito 7 junto a CAPES.

 

Missão

         Capacitar profissionais para atuação na área de alimentos, contribuindo com as demandas da sociedade e utilizando, prioritariamente, o potencial dos recursos disponíveis no ecossistema costeiro regional. 

 

Visão

         Consolidar os níveis de excelência até 2024.

 

Objetivos

Objetivo Geral: 

        Promover e oportunizar o aperfeiçoamento contínuo de profissionais que atuam nos diferentes segmentos da cadeia produtiva de alimentos, possibilitando atividades que complementem suas formações e consolidem os fundamentos da área, para torná-los aptos a solucionar problemas, aplicar conhecimentos, inovar, criar em sua área de atuação profissional.

 

Objetivos Específicos:

- Propiciar condições didático-pedagógicas que oportunizem o aprofundamento e atualização dos conhecimentos teórico-práticos dos discentes;

- Desenvolver trabalhos de pesquisa envolvendo docentes e discentes, que atendam a demanda da área em nível nacional e internacional, buscando contribuir para a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável;

- Interagir com outros grupos de pesquisadores, nacionais e internacionais, de modo a adquirir e socializar conhecimentos pertinentes à área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos e correlatas;

- Propiciar a interação entre a Universidade e outros segmentos da cadeia produtiva de alimentos, formalizando parcerias para desenvolver soluções inovadoras para melhor aproveitamento dos recursos agropecuários e hidrobiológicos do país.

 

Áreas de Concentração

  1) Engenharia de Alimentos

  2) Ciência de Alimentos

 

Linhas de Pesquisa

 1) Bioprocessos em Alimentos (Área de Concentração Engenharia de Alimentos)

 2) Engenharia de Processos (Área de Concentração Engenharia de Alimentos)

 3) Caracterização e Valoração de Recursos do Ecossistema Costeiro (Área de Concentração Ciência de Alimentos)

 

 

Mariano Michelon é graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2010). Possui mestrado (2013) e doutorado (2017) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante o doutorado realizou um estágio sanduíche na Harvard University, John A. Paulson School of Engineering and Applied Sciences. Atuou como Coordenador de Projetos de Pesquisa, fomentados pela Shell Brasil e pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Laboratório de Microhidrodinâmica e Escoamento em Meios Porosos (LMMP) da Pontifícia Católica Universidade do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Juntamente com a equipe do LMMP/PUC-Rio, recebeu em 2018 o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica, pelo resultado de projeto alcançado em colaboração com a Shell Brasil, na área de Aumento do Fator de Recuperação de Petróleo e Gás. Atualmente, é Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPGECA) da Escola de Química e Alimentos (EQA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Até o presente momento publicou 21 artigos em periódicos internacionais especializados e 57 trabalhos científicos em anais de eventos nas áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos. Participou de 42 eventos nacionais e internacionais, integrou 2 projeto de pesquisa e desenvolveu 4 projetos de iniciação científica na área de Biotecnologia durante a graduação. Atualmente integra 3 projetos de pesquisa focados no desenvolvimento de processos microfluídicos para obtenção de carreadores lipídicos e biopoliméricos. Os termos que podem ser utilizados para contextualização da produção cientifica e tecnológica são: microfluidica, lipossomas, nanofiltração, emulsões e reologia.

Linhas de Pesquisa

-
 

Disciplinas Lecionadas Atualmente

 Tópicos Especiais em Engenharia de Alimentos

Contato  michelonmariano@gmail.com

Curriculo Lattes