Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos

 

         O Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos (PPG-ECA) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) iniciou suas atividades como “Stricto Sensu” em 1996 a partir de uma experiência consolidada de formação de profissionais graduados em Engenharia de Alimentos. O PPG-ECA foi o segundo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos implantado no Brasil.

         O Mestrado em Engenharia de Alimentos iniciou as atividades com oferta regular de disciplinas a partir do primeiro semestre acadêmico de 1996. A redenominação do Programa para Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos ocorreu em 2001 e foi efetivada em abril de 2002, conforme recomendação dos consultores indicados pela CAPES. Com a experiência em evolução e a contribuição de novos docentes capacitados, em março de 2004 foi aprovado pela CAPES a ampliação do Programa para nível de Doutorado. Atualmente o Programa é classificado como Conceito 7 junto a CAPES.

 

Missão

         Capacitar profissionais para atuação na área de alimentos, contribuindo com as demandas da sociedade e utilizando, prioritariamente, o potencial dos recursos disponíveis no ecossistema costeiro regional. 

 

Visão

         Consolidar os níveis de excelência até 2024.

 

Objetivos

Objetivo Geral: 

        Promover e oportunizar o aperfeiçoamento contínuo de profissionais que atuam nos diferentes segmentos da cadeia produtiva de alimentos, possibilitando atividades que complementem suas formações e consolidem os fundamentos da área, para torná-los aptos a solucionar problemas, aplicar conhecimentos, inovar, criar em sua área de atuação profissional.

 

Objetivos Específicos:

- Propiciar condições didático-pedagógicas que oportunizem o aprofundamento e atualização dos conhecimentos teórico-práticos dos discentes;

- Desenvolver trabalhos de pesquisa envolvendo docentes e discentes, que atendam a demanda da área em nível nacional e internacional, buscando contribuir para a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável;

- Interagir com outros grupos de pesquisadores, nacionais e internacionais, de modo a adquirir e socializar conhecimentos pertinentes à área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos e correlatas;

- Propiciar a interação entre a Universidade e outros segmentos da cadeia produtiva de alimentos, formalizando parcerias para desenvolver soluções inovadoras para melhor aproveitamento dos recursos agropecuários e hidrobiológicos do país.

 

Áreas de Concentração

  1) Engenharia de Alimentos

  2) Ciência de Alimentos

 

Linhas de Pesquisa

 1) Bioprocessos em Alimentos (Área de Concentração Engenharia de Alimentos)

 2) Engenharia de Processos (Área de Concentração Engenharia de Alimentos)

 3) Caracterização e Valoração de Recursos do Ecossistema Costeiro (Área de Concentração Ciência de Alimentos)

 

 


Carlos chegastes na FURG em 1994 e de lá para cá, fostes cativando várias e várias pessoas, com o teu jeito, simples, cordial, simpático, carinhoso e brincalhão...
Tínhamos, junto a nós, um novo e especial amigo do Peru.
O Departamento de Química passou a contar com a presença de um colega, que encantava aos que se achegavam pelos seus sonhos, ideais, luta e simplicidade.
Carlos Rotaryano, Cidadão Riograndino, Professor e Pesquisador da FURG, Diretor da Escola de Química e Alimentos, um grande homem que nos fez companhia e que nos deixou um grande legado.
Hoje fomos surpreendidos com a notícia da tua partida, ficamos tristes, pensativos, saudosos, mas também nos confortamos por saber que fizestes um grande trabalho e por sabermos que estarás no Reino dos Céus, que sejas bem recebido na tua nova morada.
Que tua família e em especial a Myriam seja confortada pelo carinho dos amigos e pela certeza do amor de Deus.

Abraços e beijos dos saudosos amigos e colegas da FURG.